O repasse imobiliário consiste na transferência do saldo devedor referente à compra de um imóvel, tornando o novo proprietário responsável pelo financiamento. Embora esse tipo de transação seja bastante comum, o interessado em adquirir o imóvel deverá passar pela avaliação do banco e somente após a aprovação, a compra será concluída.
Assi, é preciso passar pelo processo de aprovação, pois o imóvel fica alienado ao banco, enquanto o proprietário não pagar toda a dívida. Portanto, em caso de transferência de proprietário, é preciso notificar a alteração e essa ser autorizada pela instituição bancária.
Leia nosso artigo para saber mais sobre esse assunto.
Repasse imobiliário: entenda mais sobre esse tipo de transação comercial
Um dos motivos do repasse imobiliário é o extenso prazo de financiamento, que pode durar até 35 anos. Nesse período, o comprador pode mudar seus planos ou sentir a necessidade de vender o imóvel.
Sendo assim, o repasse possibilita a transferência de propriedade, sem a necessidade de quitar o financiamento. O que exigiria, em alguns casos, uma grande soma em dinheiro.
Em alguns casos, o comprador opta por quitar a dívida, tornando a transferência de propriedade muito mais fácil, uma vez que não haverá mais pendências financeiras.
Assim, entenda as etapas que compõem o repasse imobiliário:
1. Avaliação de contrato de repasse imobiliário
Essa etapa é fundamental para saber se há alguma cláusula que permita o repasse imobiliário. Mesmo a prática sendo comum, é preciso verificar se há permissão para esse procedimento. Dessa forma, se for positivo, basta prosseguir para a etapa seguinte.
2. O comprador deve passar pela análise de crédito junto ao banco
Essa etapa é indispensável para a conclusão do repasse do imóvel. Ou seja, a instituição bancária responsável pelo financiamento fará uma análise de crédito para comprovar a capacidade de pagamento e a idoneidade do interessado.
3. Avaliação do imóvel
Quem realiza essa etapa é o interessado, junto de um perito à sua escolha e outro do banco para avaliar as condições do imóvel e garantir que ele esteja adequado para habitação.
Além disso, nesse momento será avaliado o valor venal do imóvel. Após comprador e vendedor acordarem sobre o preço de venda e as condições de financiamento exigidas pelo banco, é possível fechar o acordo.
4. Assinatura de contrato
Após a conclusão das 3 primeiras etapas, é o momento de comparecer ao cartório para assinar o contrato e concluir o repasse do imóvel. Este permanecerá sob a condição de alienação até o pagamento de todo o financiamento.
Seja parceiro da Ômega Up
A ômega Up atua no mercado há mais de 25 anos, auxiliando seus clientes nas questões contábeis e tributárias. Assim, se você está em processo de compra ou venda de imóvel, precisa ficar atento às questões da declaração de imposto de renda para evitar problemas com o Fisco.
Temos uma equipe de profissionais altamente capacitados e preparados para te atender da melhor forma possível e entregar as melhores soluções conforme a sua demanda.
Somos um escritório de contabilidade multifuncional, por isso, oferecemos diversos serviços alinhados à tecnologia para trazer muito mais eficiência e comodidade aos nossos clientes. Faça contato hoje mesmo!