Como uma empresa pode comprar terreno?

Para uma empresa comprar terreno é necessário que os gestores respeitem a legislação civil e tributária para a transação ser legal.

No momento de comprar terreno para uma empresa, é importante que os gestores tenham um objetivo que justifique o investimento. Além disso, é preciso avaliar a situação financeira e as condições de pagamento para evitar o endividamento e não ter complicações no caixa da empresa. 

No caso de impossibilidade de compra, uma alternativa que pode, inicialmente, ser vantajosa, é o contrato de locação. Dessa forma, a empresa pode utilizar o espaço desejado com um investimento menor e menos definitivo do que a compra. 

Porém, é importante avaliar toda a documentação do imóvel que pretende comprar, bem como suas condições para saber se ele atende as necessidades da sua empresa.

Neste artigo, te contamos o que você precisa saber sobre comprar terreno para empresas. 

Comprar terreno: quais os cuidados que se deve ter?

Empresas estão constantemente comprando terrenos, seja para ter um novo local para trabalhar, para expandir seus negócios, ou para outros objetivos. No entanto, ainda que comum, essa é uma ação que requer cuidados para evitar complicações financeiras e judiciais.

Quem realiza essa compra é uma pessoa jurídica, por isso, é preciso seguir algumas regras tanto para a elaboração do contrato quanto para o registro formal. Por exemplo, na descrição das condições estabelecidas a fim de preencher o contrato é importante que haja precisão nas informações para evitar complicações posteriores. 

Outro detalhe importante que não se pode esquecer, é que é importante que todas as operações financeiras de uma pessoa jurídica sigam sempre a legislação tributária. Portanto, é preciso pagar o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), que incide sobre o ato de transferir a propriedade para outra pessoa, mesmo que seja jurídica.

É preciso calcular as alíquotas municipais e assim efetuar a devida contribuição. Então, para evitar erros e complicações junto aos órgãos fiscalizadores, contar com o auxílio de profissionais contábeis experientes é essencial no processo de vendas. Faça questão também de verificar todos os documentos disponíveis e garantir que não tem nada fora dos padrões, o profissional designado também deve verificar esse fator.

Os gestores que quiserem efetuar uma compra mais vantajosa podem optar pela constituição de veículos específicos, como a SPE (Sociedade de Propósito Específico). Essa alternativa é muito melhor para a gestão patrimonial e tributária.

Ademais, qualquer tipo de negociação precisa do apoio expresso dos sócios ou representantes legais. Assim, toda a transação respeita a legislação civil, tributária e fiscal.

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