A contabilidade ambiental endereça uma responsabilidade que as empresas devem há muito tempo: aquela com o meio ambiente e a sobrevivência da espécie humana. Atualmente, vivemos o Antropoceno, uma era marcada pela capacidade dos seres humanos de alterarem o clima e a própria geologia do mundo. Por isso, tanto pessoas quanto empresas são chamadas a se responsabilizar.
Essa responsabilidade por muito tempo se terceirizou apenas para pessoas físicas, com campanhas que as empresas de combustíveis fósseis patrocinavam, culpabilizando indivíduos por banhos longos ou mesmo por seus hábitos alimentares. No entanto, pesquisas recentes demonstram que grandes empresas são as maiores responsáveis pelo caos climático, o que traz também a contabilidade para a conversa. Podemos, assim, falar em contabilidade ambiental?
Para que serve a Contabilidade Ambiental?
A contabilidade ambiental se define principalmente pelo esforço de uma empresa em se adequar às novas expectativas sociais de responsabilização ambiental. Essa responsabilização vem principalmente na forma de identificação, coleta, cálculo e análise de informações acerca do consumo de energia, do descarte e uso de materiais, etc.
Ao identificar e mensurar esses dados, é possível acompanhar indicadores médios, para compreender se a empresa está aumentando ou diminuindo seu impacto negativo na natureza, se existe espaço para redução, entre outros questionamentos essenciais.
Existem benefícios diretos da Contabilidade Ambiental?
Além de fazer parte de uma tendência global, assim como de uma iniciativa ética que visa auxiliar no combate aos problemas causados pela crise climática, existem diversos benefícios associados à adesão da contabilidade ambiental.
Assim, os principais benefícios estão associados à manutenção da imagem da empresa, que terá uma imagem positiva. Entenda mais nos pontos abaixo:
- Vantagem competitiva: Uma iniciativa que se cobra hoje em dia, mas que empresas ainda são resistentes em aderir, aplicar a contabilidade ambiental em sua empresa traria à sua marca uma vantagem competitiva sobre as demais. Ou seja, garante um diferencial, já que produtos e serviços com o selo “verde” costumam atrair um público crítico e consciente;
- Redução de desperdícios e custos: Práticas sustentáveis tendem a ser também práticas econômicas, já que costumam reduzir o desperdício de água, energia, assim como matéria-prima. Então, a aplicação de uma contabilidade ambiental pode, consequentemente, aumentar margens de lucro por meio da redução de gastos operacionais;
- Melhora na reputação da marca: Empresas com compromisso declarado com o meio ambiente vem sendo cada vez mais celebradas. Principalmente na mídia paralela das redes sociais. Aderir à essa contabilidade oferece um canal direto com esse público que clama pela responsabilização empresarial.
Por fim, para aproveitar esses benefícios, é importante contar com empresas especializadas na área contábil. Idealmente, assessorias que tenham experiências específicas a contabilidade ambiental em si.
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