O departamento pessoal é um setor de uma empresa ou até mesmo terceirizado por ele para cuidar de todas as obrigações relativas aos empregados. Ou seja, onde alguns profissionais lidam com as obrigações previdenciárias e trabalhistas.
Vale destacar que o departamento pessoal torna as tarefas internas menos burocráticas e legaliza os processos. No entanto, nem todo gestor sabe do que ele se trata e qual a sua importância.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo especial que pode te ajudar!
Entenda melhor o que é um departamento pessoal
O departamento pessoal também é conhecido como DP e ele é o responsável por garantir que todas as relações, trabalhistas e processos entre empregados e empresas estejam e permaneçam legais.
Dentre as suas obrigações, além de cuidar das relações de empregado e empresa, este departamento cuida da retenção do Imposto De Renda, obrigações previdenciárias e trabalhistas.
Em linhas gerais, ele é de suma importância para o desempenho da equipe em uma empresa. Afinal, ele deve prezar sempre pelos direitos dos funcionários e também evitar passivos e muitas dívidas trabalhistas para a organização.
Principais atividades desenvolvidas no departamento pessoal
O departamento pessoal é responsável por diversas atividades atreladas às suas obrigações gerais. Para destacar ainda mais a importância desse setor, listamos algumas das principais atividades realizadas no departamento diariamente:
- Controle de admissões e desligamentos de pessoal;
- Gerenciamento de licenças, afastamentos e períodos de descanso;
- Gestão de remuneração, englobando cálculos de pagamento e administração de benefícios;
- Monitoramento da jornada de trabalho através da gestão do ponto;
- Avaliação de indicadores de desempenho;
- Relatórios e submissões ao sistema eSocial;
- Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais, Previdenciários e de Outras Entidades e Fundos;
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte;
- Conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Qual a importância do Departamento pessoal no sucesso da sua empresa?
Em uma empresa, o departamento pessoal (DP) é como o “coração” que mantém tudo funcionando harmoniosamente. Ele é responsável por gerenciar uma vasta quantidade de informações e documentos, tanto dos funcionários quanto da própria empresa.
Este departamento desempenha um papel indispensável na solução das dúvidas cotidianas e na garantia de que todos os direitos e obrigações, tanto dos empregadores quanto dos empregados, sejam devidamente cumpridos conforme a legislação.
No entanto, para uma empresa garantir todas essas vantagens, os profissionais de RH devem ser flexíveis, organizados, respeitar a legislação e possuir excelentes habilidades interpessoais.
O que diferencia o departamento pessoal e o GP?
O Departamento Pessoal (DP) e a Gestão de Pessoas (GP) fazem parte do setor de Recursos Humanos, mas têm funções distintas. O DP lida com questões legais e administrativas, como folha de pagamento e admissões.
Já o DP foca em atrair, desenvolver e reter talentos. Ambos devem trabalhar em conjunto, alinhados com os objetivos da empresa. Sendo assim, as responsabilidades de cada área incluem recrutamento, treinamento e avaliação de desempenho, entre outras.
A harmonia entre DP e GP é essencial para o sucesso organizacional. Precisa de uma contabilidade assertiva nos resultados para a sua empresa? Conte com o escritório da OmegaUp. São mais de 20 anos no mercado e muito mais de 200 clientes satisfeitos!